RACHADURAS EM PAISAGENS CIVILIZADAS

(2013)

Por Adriana Varella e Ife Niklaus

13 Canais de vídeo instalação

 “Rachaduras da paisagem civilizada” é uma vídeo-performance experimental que desafia a arquitetura como autoridade patriarcal. Ao fazer sexo em uma igreja, uma mesquita, um castelo, um museu, um banco e em outros monumentos, nós descontruímos as dimensões sagradas, heroicas e sexistas. Nós nos infiltramos nesses prédios para decifrar a força oprimida que está além do aspecto formal. Usamos o sexo como um processo subversivo e revolucionário de profanação. O filme é pontuado por um poema abstrato, que relembra como a linguagem cria o gênero. Esse trabalho foi produzido com muito humor.     

"A natureza fálica dos modernos blocos de torres de concreto de vários andares, obviamente, representa uma época que tem sido dominada pelo patriarcado, autoritarismo e hierarquia ... representa e evidência uma arquitetura em grande escala de uma cultura cuja paisagem tem sido brutalmente moldada pelas forças do colonialismo, imperialismo, centralismo e o domínio do estado por muitas centenas de anos ... essa arquitetura em grande escala fornece os mais dramáticos exemplos visuais da relação entre espaço e poder "

Lugares - 1 Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Prédio do Governo) / 2 Dentro da copa de uma árvore no parque Slope Brooklyn, Nova Iorque / 3 Empire State Building, Nova Iorque/ 4 Basílica de St. Patrick’s, Antiga Catedral, Nova Iorque /5 Centro de Cultural Islâmico de Nova Iorque/ 6 Forte São João na Urca, Rio se Janeiro/ 7 Museu Metropolitan, Nova Iorque / 8 Banco Chase Wall Street, Nova Iorque /9 Torre Eiffel, Paris/10 Arco do Triunfo, Paris/11 Museu Louvre Paris/12 Limusine, Nova Iorque /13 Castelo em Grandson, Suíça /14 Igreja em Grandson, Suíça / 15 Aeroporto, Genebra, Suíça / 16 Universidade do Brooklyn, Nova Iorque / Outros